Seguidores

quarta-feira, 31 de março de 2010

Mensagem de Páscoa para Amigos

Mensagem

Páscoa...

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.


Desejo a todos as amigas e amigos uma

Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Beijinhos com sabor de chocolate!!!

segunda-feira, 29 de março de 2010

AVENTAL DE HISTÓRIAS

ESTE AVENTAL EU FIZ PARA CONTAR AS HITÓRIAS DA CHAPEUZINHO VERMELHO, OS TRÊS PORQUINHOS, E JOÃO E MARIA, É SÓ ACRESCENTAR OU TIRAR CASINHAS, QUE ESTÃO COM VELCRO, E UTILIZAR OS PERSONAGENS(DEDOCHES, FANTOCHES, BONECOS,ETC)

MAIS COISINHAS BONITINHAS

ESTA AGENDINHA, EU FIZ DE PRESENTINHO PARA UMA AMIGA .
ESTA CAIXA É PARA GUARDAR AS NOSSAS TAMPINHAS.

sábado, 27 de março de 2010

ATIVIDADES COM BLOCOS LÓGICOS

DEPOIS DE BRINCAR COM OS BLOCOS LÓGICOS, MANUSEAR,  E EMPILHAR, TIVEMOS UMA AULA NA INFORMÁTICA COM FIGURAS GEOMÉTRICAS, ONDE TINHAM QUE ENCONTRAR FORMAS IGUAIS.EM SALA DE AULA TAMBÉM  FIZEMOS MAIS UMA ATIVIDADE, A DE NOMEAR AS FORMAS E MOSTRÁ-LAS QUANDO SOLICITDA.

MINHAS ARTES

PESSOAL, SEMPRE GOSTEI, TENTAVA, NECESSITAVA....MAS AGORA CRIEI CORAGEM E ESTOU CONSEGUINDO....ESTOU COMEÇANDO NESSA ÁREA....MAS JÁ DÁ PARA FAZER TUDO O QUE EU PRECISO, LEGAL NÉ???SÃO IDÉIAS QUE ENCONTRO PELAS ANDANÇAS NA NET, E ALGUNS TOQUES MEUS...

SÃO ALGUNS PALHACINHOS PARA PRENDEDORES DAS ATIVIDADES NO VARAL

SÃO AS MALINHAS DA ATIVIDADE
LEITURA EM FAMÍLIA.


ALGUNS FANTOCHES  DE HISTÓRIAS QUE ESTOU TERMINANDO.

domingo, 21 de março de 2010

É HORA DE CONTAR !!

ESTE JOGO EU CONHECI COM MINHA COLEGA  PROF ANIRES.E REVI NO BLOG DA COLEGA PROF ALINE COM ROUPAGEM NOVA,RS.
ENTÃO PENSEI:" VOU FAZER UMA MESCLA DOS DOIS." E ESTÁ DANDO CERTO.
EM RODA, JOGAMOS O DADO, CONTAMOS OS PONTOS E PEGAMOS AS TAMPINHAS CORRESPONDENTES AOS PONTOS TIRADOS, E AS COLOCAMOS NOS PRATINHOS.MOMENTOS PARA VÁRIOS QUESTIONAMENTOS, SOBRE QUANTIDADES, MAIS, MENOS, IGUAIS,ETC. FOI UM MOMENTO DE PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO.

sexta-feira, 19 de março de 2010

AULA DE INFORMÁTICA

COMEÇAMOS NESTA SEMANA, AS AULAS DE INFORMÁTIICA. NO NOSSO PRIMEIRO DIA AS ATIVIDADES SE DERAM POR CONTA DE TRABALHAR TREINANDO O MANUSEIO COM O MOUSE. ALGUMAS CRIANÇAS DEMONSTRARAM BOA HABILIDADE, ALGUMAS MAIS DIFICULDADES, PORÉM TODAS ADORARAM A AULA, PUDERAM RISCAR, CONSTRUIR FORMAR E COLORIR NO PAINT.DIVIDIMOS A TURMA EM DOIS GRUPOS PARA DAR OPORTUNIDADE PARA TODOS DESENVOLVEREM A ATIVIDADE.

ATIVIDADES COM NOMES PRÓPRIOS

ESTAMOS TRABALHANDO COM  OS NOMES PRÓPRIOS DO GRUPO.IDENTIFICAÇÃO E LEITURA  DO SEU NOME E  ESCRITA EM DIVERSAS SITUAÇÕES. SEMPRE VISANDO MOMENTOS EM QUE SE FAZ REALMENTE NECESSÁRIO LER OU ESCREVÊ-LO.UM DESSES MOMENTOS FOI, NA HORA ENTRADA, TER QUE SENTAR NO LUGAR ONDE ESTIVESSE IDENTIFICADO COM O SEU NOME...UM AJUDAVA O OUTRO COLEGA QUANDO NECESSÁRIO E A PRO AUXILIAVA O GRUPO E OS QUE ESTÃO COMEÇANDO AGORA A CONHECER O SEU NOME. FOI BASTANTE RICO ESSE MOMENTO.

quinta-feira, 11 de março de 2010

USO DA MASSINHA

Muitos são os objetivos ao realizar a atividade com massinha.Esta atividade que para alguns é um tempo de “amassar” com os dedinhos uma substância, tem uma enorme importância na vida escolar da criança.Dentro das Artes Plásticas é o principio básico para introdução à escultura,ou trabalhos de argila podem ter aparência de artesanato ou uma obra de Arte.Hoje podemos ver na televisão desenhos e filmes realizados com massa de modelar demonstrando o seu lugar no mercado social.

Ainda podemos notar nos objetivos:

* Desenvolver a Motricidade refinada
* Desenvolver a Criatividade
* Perceber a quantidade da massa como forma
* Poder representar e se expressar através da manipulação com a massa de modelar.

quarta-feira, 10 de março de 2010

HORA DO JOGO!

O jogo é muito mais do que um simples material instrucional, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição.Enfim, do prazer, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.Não é só sinônimo de recreação e entretenimento.
Ao ser colocado diante de situações de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo e, conseqüentemente, a estrutura matemática presente neste jogo. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
E ele está presente em nossa rotina; veja nossos pequenos participando de um desses momentos.





sexta-feira, 5 de março de 2010

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Este momento é um momento bastante mágico.Em nenhum outro as crianças ficam tão atentas e envolvidas,elas realmente viajam.Com a ajuda de bonequinhos feitos em tecidos, um tapete que também se transforma em painel e empostações de voz, hoje foi o dia do conto Os três porquinhos, que eles já conheciam de casa, já assistimos o filme e ainda assim foi um encanto para eles, e para mim é claro!Depois trabalhamos com massinha, modelando os personagens(enquanto isso eles cantavam a canção dos 3 porquinhos,imitavam as falas)um momento também muito rico.
Já estou preparando outros contos.










quinta-feira, 4 de março de 2010

Os benefícios de trabalhar a motricidade refinada na educação infantil

O trabalho com a motricidade refinada com crianças que estão prestes a integrar na educação infantil, segundo a pedagoga Cássia Ravena M. de Assis Medel, é considerado pré-requisito extremamente necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.

Com o intuito de conscientizar os educadores sobre o quanto é positivo para a criança o trabalho com a motricidade refinada antes do ingresso a alfabetização, alguns pontos são abordados de forma que venha esclarecer tal necessidade.

Vale ressaltar que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros.

Com o objetivo de trabalhar a motricidade refinada com a criança é fundamental que disponibilize a ela materiais que proporcione desenvolver as partes necessárias.
O ideal é utilizar tintas, trabalhando com pintura a dedo, massa de modelar (desenvolvendo criatividade), folhas de revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente utilizar de tesouras e colas para realizar colagens).

Além das colagens realizadas com papéis, atividades diferenciadas como colagens de macarrões, barbantes, bonecos pedagógicos, em especial aqueles que desenvolvem atividades como abrir e fechar botões, dar laços, fechar e abrir zíper, dramatizações, visto que requer o uso das mãos constantemente para expressar gestos, etc.

Na verdade, o trabalho com motricidade refinada faz parte de um rico universo educacional, que proporciona à criança, além de passar pelo processo de alfabetização com facilidade e desempenho significativo, realizar atividades do dia a dia que as tornem crianças mais independentes e evoluídas.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola