segunda-feira, 3 de junho de 2024

O CAOS DA EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA

 Hoje, para comemorar mais uma tentativa de volta à melhor rede social, vamos ter uma conversa sobre um assunto bastante intrigante, delicioso, rico e que nunca chegará a uma conclusão unânime....... e claro um assunto que eu amo... alfabetização! Primeiro de tudo gostaria de perguntar se existe algum(a) pedagogo(a), professor(a), que acredita que uma "canetada" de qualquer político, tem o poder de alfabetizar uma criança?

Pois é, para quem a resposta for , sim. Sinto muito. 




Em um determinado momento, temos basicamente crianças de 4 a 6 anos, frequentando a Pré escola, fazendo experimentações e descobertas, passando para o fundamental, onde existe alguns critérios de retenção, onde teremos 5 anos de alfabetização. De repente, temos 2 anos de Pré escola, a alfabetização deve acontecer em 3 anos. Não mais que de repente, a alfabetização deve acontecer nos 2 primeiros anos, e se não acontecer, retém o aluno.

Primeiro alfabetizamos com sílabas! Cartilha, Meu primeiro livro, composição a partir de imagens, etc. De repente: é proibido usar cartaz de sílabas ! É o Costrutivismo, o professor é o intermediador da aprendizagem, a criança? "A criança aprende sozinha!"

Mas agora, não. Agora o método Fônico, das boquinhas.... é o Top Trend!!! 

Será que mais alguém está vendo, já observou o que estamos fazendo com nossas crianças? Pra mim, essa conta não bate.

E pra você?


ASS. @PROHELENA