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domingo, 30 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO INFANTIL

"Pré-Escola... Por Que???...Para Que???"

Deveríamos iniciar nossa discussão tentando entender um pouco a respeito de que é SER CRIANÇA.
Será que ela é um adulto em miniatura? Será que ela é um ser fraco e incompleto que necessita da constante atuação do adulto para se desenvolver? Será que todas as crianças são iguais?
Pois é, a maneira como concebemos o que é ser criança está diretamente relacionada à nossa visão frente a função da pré-escola.
Mas, afinal, qual é o verdadeiro papel da pré-escola?
Será que a criança pré-escolar não precisa que se faça mais nada com ela além de cuidarmos do seu conforto, bem-estar, atos de boa conduta social, alimentação, higiene e deixá-la a mercê da brincadeira?
Brincar é ótimo. Realmente a criança está na escola para brincar...mas, para APRENDER BRINCANDO!!!
Brincar de amarelinha? Sim! Por que? Para que? Qual é o objetivo disso? O significado? Tem um objetivo educacional ou é apenas um mero passatempo?
Assim, a pré-escola tem uma função pedagógica, parte de um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida. Conhece a criança, o que é "ser Criança" e tem conhecimento do desenvolvimento infantil. Suas atividades tem um objetivo-significado concreto hoje para a vida da criança e que, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos posteriores.
A pré-escola tem como objetivo primordial atender as necessidades psicossociais da criança, criar condições adequadas para o seu desenvolvimento global - estimular a criatividade, a autonomia, a cooperação e a criticidade - considerando, para isto, a história de vida de cada um, suas experiências e sua individualidade.
Dos 0 aos 6 anos é a fase em que acontece todo o desenvolvimento do ser humano e, dependendo da forma como essa criança for estimulada nesta fase, isto acarretará conseqüências positivas ou negativas no futuro.
Com base neste aspectos, postula-se que a pré-escola tem um fim em si mesma. Parte das necessidades e interesses da criança garantindo, assim, um desenvolvimento harmônico em todos os aspectos.
Ao acreditarmos que a inteligência se constrói frente a uma constante interação entre o sujeito e o meio, vemos que a criança pode beneficiar-se enormemente quando tem a possibilidade de viver em um ambiente educacional que lhe ofereça a oportunidade de agir com liberdade e espontaneidade, bem como manipular materiais adequados. Assim, ela poderá estabelecer relações com as pessoas, com os objetos... enfim, com o mundo!!!
Cristina Felipe Corsini CRP 06/4118-0 Psicologa Clínica Infantil, Psicopedagoga, mestrado em Psicologia Escolar-Puccamp. Desenvolve trabalho como Psicóloga Escolar em pré-escola e junto à professores de 1ª a 4ª série do 1º grau da rede municipal de Ensino em Campinas, SP.

2 comentários:

  1. Oi querida, Seu blog é uma graça!
    Vou te seguir tá
    beijokas

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  2. Oi prof. Helena! Muito legal esse post sobre o desenvolvimento infantil. Gosto muito de aprender sobre esse assunto.

    Dá uma espiadinha depois lá no meu blog, tem selinho de presente pra você!

    Bjssss*

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