Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2011

Avançando nas hipóteses de leitura

PRATICANDO A LEITURA - Seqüência Didática

OBJETIVOS

  1. Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
  2. Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
  3. Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (se já aprendido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (ainda não aprendido).
  4. Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto
Conteúdo
Leitura na alfabetização inicial.
Anos
1º e 2º.
Tempo Estimado
Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.


Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas, canções, trechos de contos lidos).


DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.
2ª ETAPA
Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
3ª ETAPA
Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
4ª ETAPA
Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
AVALIAÇÃO
Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

(retirado do blog Alfabetização em foco)

2 comentários:

  1. Adorei teu blog!
    Sou mãe e sou pedagoga. :)
    Vou te add nos favoritos.
    Beijos, Kaká.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGA ,PASSEI PARA DEIXAR UM ABRAÇO E DESEJAR BOM FIM DE SEMANA.BJUS FÁTIMA

    ResponderExcluir

AMEI SUA VISITA!!! DEIXE UM RECADINHO, UMA IDÉIA, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA !!! ASSIM FAREMOS JUNTAS (OS) UM ESPAÇO CADA VEZ MAIS INTERESANTE E GOSTOSO DE PARTICIPAR!!!