sexta-feira, 24 de maio de 2013

O QUE É PATCHWORK E QUILT

Amigas, hoje é o Dia da Costureira, e para comemorar, trago um texto explicativo que uma pessoa, prá lá de especial postou no Grupo  Consórcio de Paninhos, Ine Busch, e eu fiz questão de trazer para essa homenagem às costureirinhas de plantão, e aprendizes!!!!
O patchwork (já vou explicar que esse não é o nome certo do artesanato, vocês vão entender!) é um trabalho feito com 3 camadas. As três camadas juntas formam o "sanduíche" (assim mesmo :p). Fazemos isso pois, como trabalhamos costurando retalhos (patch = retalho, work = trabalho), temos um tecido formado por pedacinhos, mas que no avesso, é feio, pois tem um monte de costuras. Então, quem faz patchwork, só faz isso. Para deixar o trabalho completo, precisamos fazer o QUILT (já aviso que a pronúncia é cu-ílt, e não quilt - assim, como costumamos falar, é a saia do escocês). Quiltar é um aportuguesamento, mas nos entendemos assim. Quilting = acolchoar. Para quiltar, precisamos ter um recheio fofinho, senão as costurinhas não aparecem. Esse recheio pode ser diversos tipos de mantas acrílicas, de poliéster, com viscose, com algodão (as mais quentinhas e fofinhas e macias e lindas)... Essas mantas acrílicas podem dar ainda diversos efeitos no nosso trabalho. Se for compacta e durinha, o efeito do quilt não aparece tanto quanto numa gordinha e molinha. Se for com viscose, ela não deforma. Se for de poliéster, depois de cortada, ela vai encolhendo, encolhendo, então não demore para usar. As de material sintético não combinam com ferro de passar roupa, só o lado termocolante das R1 e R2. As de algodão ficam quentinhas no inverno e fresquinhas no verão. As de poliéster, ficar frias no inverno e quentes no verão. E para finalizar o sanduíche, temos o forro. Eu costumo usar tecido de lençol, percal de pelo menos 200 fios. Para quem está começando no quilting, use um tecido com estampa mini, pois vai disfarçar os defeitinhos do quiltado. Agora o segredo. Quando você tem um trabalho pronto, você não tem um patchwork: tem um QUILT. O Patchwork é só "uma fatia do pão de sanduíche", hehehehehehe!

Um comentário:

AMEI SUA VISITA!!! DEIXE UM RECADINHO, UMA IDÉIA, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA !!! ASSIM FAREMOS JUNTAS (OS) UM ESPAÇO CADA VEZ MAIS INTERESANTE E GOSTOSO DE PARTICIPAR!!!