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sábado, 21 de setembro de 2019

A educação infantil é o primeiro contato com a educação sistematizada que a criança tem contato, ou seja, ela sai do seio família e passa a receber outra fonte de educação.
De acordo com os Parâmetros Nacionais da Educação Infantil do nosso país, a instituição de educação infantil é um dos espaços de inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas. Ela ajuda ao desenvolvimento físico, social, motor, emocional e psicológico do indivíduo, que está em formação. Sendo a primeira etapa da educação básica, colabora no desenvolvimento global do ser humano.
O conceito da educação infantil também aparece no texto legal, Leis de Diretrizes e Bases, 9394/96 no art. 29 dizendo que a educação infantil é conceituada com a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Na educação infantil a criança terá as condições aprender a conhecer, questionar, opinar escolher participar e descobrindo valores, costumes e sentimentos, através das interações sociais, e nos processos de socialização, o desenvolvimento da identidade e da autonomia. A criança terá papel fundamental no processo de ensino aprendizagem.
A criança é ativa e participativa diante da aprendizagem na educação sistematizada das creches e pré-escola. As propostas pedagógicas da educação infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, nas interações com seus pares constrói identidade fantasia, desejo, sentimentos produzindo e reproduzindo sua cultura.
Nas creches e pré-escolas as crianças desenvolvem o sentimento de interação com um indivíduo que não faz parte da sua família, antes apenas no seio familiar, ele terá um espaço para compartilhar os brinquedos e até mesmo os próprios sentimentos.
Nesse primeiro contato com as instituições de educação não está voltada para conteúdo ou conhecimento formal, pois a educação infantil atua sobre a interação e a brincadeira, proporcionando suas próprias experiências e passam a ter relações fora do seio familiar.

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