Seguidores

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

FÉRIAS ESCOLARES

Esse é o momento de grandes expectativas para nossos pequenos, as férias. Eles fazem planos de viajar, brincar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada.
Depois de cumprirem todas as “obrigações”, de terem horário para acordar, horário para dormir, terem que estudar e fazer lição de casa. As merecidas férias chegam para aliviar a cabeça e dar uma pausa naquela rotina que muitas vezes os deixam estressados e cansados.
Um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), apontou que o período de férias é de grande importância para o desenvolvimento das crianças, tanto para seu desempenho cognitivo, quanto no convívio social.
É sabido que devemos investir tempo e energia em nossas atividades, porém o descanso é essencial para manter o rendimento. Depois de certo tempo estudando sem intervalos a produtividade não é a mesma. As crianças precisam descansar da rotina escolar, ter contato com a família, fazer coisas diferentes e prazerosas. Isso recarrega sua energia para voltar às aulas com mais vigor.
Às vezes focamos somente no conteúdo formal que é preciso aprender, mas uma criança que está de férias, está aprendendo muito sobre socialização, lazer, diversão, família e está aprendendo habilidades que a deixam mais segura na hora de voltar à escola. Quando cobrada a estudar mesmo nas férias, a criança perde a motivação, pois todo o esforço realizado até então não foi convertido em momentos prazerosos, e ela sente como se fosse ela que não conseguisse alcançar as metas colocadas pelos pais. Tanto adultos como crianças precisam de descanso, e por mais que estudar seja prazeroso, não deixa de ser uma obrigação e responsabilidade a qual eles devem lidar o ano todo.
Após esse “descanso” nas férias, as crianças voltam mais felizes, mais dispostas a aprenderem, a mente fica mais “aberta” ao aprendizado, e isso é muito bom para o progresso na escola. O mais importante é saber que a criança está bem e está curtindo suas férias da melhor maneira, dentro daquilo que é possível para cada família.
Curtir cada minuto, fazer com que os momentos sejam inesquecíveis e saber que serão sempre lembrados pelo seu filho, pois ficam gravados na cabecinha dele. Aproveitem bem a importância das férias escolares!
Texto adaptado pelo SOEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMEI SUA VISITA!!! DEIXE UM RECADINHO, UMA IDÉIA, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA !!! ASSIM FAREMOS JUNTAS (OS) UM ESPAÇO CADA VEZ MAIS INTERESANTE E GOSTOSO DE PARTICIPAR!!!