Seguidores

sábado, 13 de fevereiro de 2021

HORTAS DE PAZ - Projeto horta na escola -Parte I

 

"Horta de guerra: pequeno terreno que em tempo de guerra vem preenchido por um jardim ou por um parque público para poderem cultivar hortaliças, verduras, legumes e alimentar a população. Artificio típico de uma economia de sobrevivência. Qualquer espaço torna-se bom para semear: minúsculas hortas de guerra podem até mesmo ser feitas em casa, na banheira ou dentro de caixas de sapato."


(Edoardo Albinati, Orti di guerra, Fazi, Roma 1997)


Falamos, hoje, ao invés disso, de "hortas de paz” (www.ortidipace.org) em contraposição implícita às hortas de guerra. Mas é sempre uma pequena horta natural, no pátio da escola ou em um pedaço de terra vizinho a ela. Cultivar uma horta, na escola, significa aprender a "desacelerar". É uma experiência altamente educativa. Semear e cultivar frutas e hortaliças são atividades que colocam em evidência as habilidades manuais, os conhecimentos científicos, o desenvolvimento do pensamento lógico interdependente. Mas significa, acima de tudo, atenção aos tempos de espera, paciência, maturação da capacidade de previsão. Trabalhar com a terra ajuda os jovens a refletir sobre as próprias histórias locais e familiares. A maior parte dos estudantes italianos tem, seguramente, um pai, um avô ou um bisavô que tem ou que teve a ver com o cultivo da terra. Na horta, os jovens unem "teoria e prática", isto é, o pensar, o raciocinar com o projetar e o fazer. Em uma horta, aprendem-se os modos, os momentos certos para semear. Antes de fazer isso se deve preparar e fertilizar o terreno. É preciso, depois, acompanhar com cuidado os produtos atendendo às necessidades de água e ao controle dos parasitas. Podem-se conhecer, enfim, as combinações e as rotações justas entre as várias plantas. O trabalho dos campos, o dos agricultores, dos cultivadores, é um dos mais difíceis do mundo, que requer grande habilidade, experiência e múltiplas competências. (Gianfranco Zavalloni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMEI SUA VISITA!!! DEIXE UM RECADINHO, UMA IDÉIA, SUA SUGESTÃO OU CRÍTICA !!! ASSIM FAREMOS JUNTAS (OS) UM ESPAÇO CADA VEZ MAIS INTERESANTE E GOSTOSO DE PARTICIPAR!!!